quarta-feira, 28 de abril de 2010

Acho que estou a entrar em pânico...

E enquanto me tentam empurrar para um caminho que tenho a certeza que não é meu, encontro-me com incertezas em relação aos que quero para mim... Seja como for qualquer um dos caminhos da minha escolha envolve muitas libras que não sei como arranjar!!!!

Oh triste aquele que quer tudo e mais alguma coisa...

3 comentários:

Anônimo disse...

correndo o risco de voltares a não aprovar este comentário (como fizeste com o comentário que fiz ao post de 18 de abril) deixo aqui a minha opinião. além disso o importante é que tu leias isto e não outros.

obviamente susana, como todos nós, tu tens issues para resolver. no teu caso o problema é que levas uma vida em função do que os outros querem porque tens medo que aquilo que tu querias não fosse aceite, do que os outros podem pensar (muito provavelmente devido a problemas de auto-estima). esse mecanismo de distanciamento sobre as coisas de que falas tem a ver com essa adaptação em que fazes o que os outros querem mas distancias-te da vida para que não doa o facto de isso te deixar miserável.

no entanto a vida é dialéctica e essa contradição insanável entre a vida que levas e a vida que queres levar, direccionou-te para um novo estádio de desenvolvimento em que tal como citavas no teu último post os benefícios de viver a vida que os outros querem para ti (e em que não tens que os confrontar) são inferiores ao que terás se viveres a vida que queres (em que terá que haver maior firmeza da tua parte e portanto também auto-estima). à medida que o tempo dessa transição chegar se aproxima, as resistências da tua parte tendem naturalmente em aumentar. vais começar a duvidar de ti, a achar que os outros talvez tenham razão, que o que queres fazer é uma loucura. a tendência natural de qualquer tipo de corpo (neste caso mente) é de permanecer no estado em que se encontra.

agora que chegou a altura em que tens que provar que you don't just talk the talk, you walk the walk, o meu conselho para ti é: não racionalizes, confia. sabes que o que tens a fazer é o que está certo. tudo o que pensares agora vai ser influenciado pelos medos que começam a tornar-se mais fortes. respira fundo e mergulha. a vida será mais brilhante quando chegares ao outro lado. não naturalmente. vai ser preciso muita firmeza da tua parte, até porque ao contrário do que o titulo do teu blog indica, isto não será uma nova dia, as coisas não ficaram todas bem só por ires para londres. terás os mesmos problemas. a diferença é que a mudança criará um momentum para alterares padrões. só depende de ti. força.

Xuxy disse...

Antes de tudo, eu não aprovei logo o comentário precisamente por ser anónimo, fiquei desconfiada... Pancas... Todos os anónimos que aceito na realidade sei quem são, mas não apaguei o comentário, tanto que ele já foi aprovado, mas tu colocaste o comentário no post de 12 de Abril...

Em relação ao que disseste, concordo com tudo, sim, tenho problemas de auto-estima, tanto que há muita gente próxima que não sabe a real razão pela qual vou para Inglaterra precisamente pelo medo que tenho em que a ideia não seja aceite e que depois me influenciem a desistir!

Apenas em relação ao nome do blog, acaba por ser uma nova vida, porque eu não a vou querer viver como vivo aqui, o objectivo aqui é precisamente esse, mudar padrões, tornar-me mais forte e sobretudo acreditar mais em mim, daí ser uma nova vida... se a vou conseguir? Não sei, mas pelo menos estou a tentar!

Brigado plos comentários,principalmente por este, não são muitos os que me dizem para não racionalizar, pelo contrario... A unica razão que ando a lutar contra essa racionalização, foi por essa ser um dos factores que me levou a tomar muitas das decisões de que me arrependo...

Eu vou passar a aprovar os teus comentários (se os fizeres) mais rapidamente =oP

E já agora tu és algum tipo de psicólogo/a? É que a meio do comentário senti que estava em terapia!

Anônimo disse...

em relação ao comentário anterior tens razão. estava à espera de o ver no post de dia 18. my bad.

anyhow, eu entendo que haja essa expectativa de uma nova vida mas não tenhas ideia que vai mudar tudo radicalmente. a mudança é um processo. não há revoluções. especialmente quando as coisas têm que mudar a um nível mais profunda, mais primitivo. e claro que será uma vida nova no sentido que as coisas vão definitivamente mudar mas ... não provavelmente como idealizas. e não te esqueças que indo para fora, os problemas que tens em portugal continuaram à tua espera para quando regressares.

de qualquer forma parece-me bem que o faças. vai-te fazer bem. e quanto à racionalização o problema não é que pensar nas coisas seja mau mas sim que quando as nossas assumptions mais profundas são erradas , o pensar vai-te levar a legitimar como certo coisas que não te farão felizes. por isso mais vale não pensar nesse sentido. tu sabes que é isto que tens a fazer e por isso pronto não vale a pena pensar mais. é ir em frente. no entanto pensar noutro sentido é improtante. um conselho é que penses bem naquilo que aqui fazes errado, os mecanismos de defesa que crias para lidar com as pessoas e que os tenhas sempre à vista quando lidares com as pessoas em londres para evitar caires nas mesmas armadilhas. pensar "será que estou a ser distante?" "será que é assim que quero agir?" pode acabar por ajudar, para questionar e mudar os pensamentos errados.

e não, não sou nenhum psicólogo.

boa sorte.